terça-feira, 4 de setembro de 2012

Carta para o futuro


Esta carta, de minha própria autoria, foi lida como forma de homenagear o nono e a nona nos seus 68 anos de matrimônio.
Emoção à flor da pele.
Espero que gostem.

CARTA PARA O FUTURO

"Olá!
Aqui quem fala é uma das netas da Humilde e do Jacob Dors cujo nome não importa, mas que tem a certeza de que a experiência de ter sido neta dessas duas personalidades causa grande orgulho e é motivo de inspiração sem fim.
Gostaria de dizer que não ouso, em momento algum, parecer mais do que uma simples transmissora de meus próprios pensamentos com relação a tudo que aprendi convivendo e observando esse casal que hoje comemora 68 anos de matrimônio. Sou apenas mais uma dentre tantos que, com certeza, pensam e sentem o mesmo que eu.
Quando resolvi escrever-lhes essa carta, foi para que todos, de alguma forma, se identificassem com ela e se sentissem também autores dessas palavras que pouco representam diante da dimensão do amor que temos pelos dois maiores exemplos de nossas vidas.
Partindo do princípio, quando penso na figura desse casal, surge em minha mente uma lista de adjetivos que não é menor do que a lista de adjetivos que relaciono à palavra Deus. Se isso parecer exagero para você, meu caro leitor, então lhe aconselho que pare agora mesmo de ler essa carta. Caso contrário, siga em frente.
Como ia dizendo, quando paro e penso a respeito desse grande homem e dessa grande mulher, não consigo não me emocionar, tamanha é a admiração e o respeito que tenho por eles. Penso neles e meu coração explode de amor, de carinho, de paz. Quem nunca passou por uma fase difícil e não foi até a casa do nono e da nona para encontrar um pouco de paz, para pensar a respeito da vida ou simplesmente aproveitar e admirar a imagem desses dois ‘bons velhinhos’ sentados um ao lado do outro, na cozinha, com as mãos incansavelmente unidas?
Quem nunca procurou no olhar doce e afável da nona uma resposta para todas as perguntas? Quem nunca se sentiu a pessoa mais segura do mundo após pedir para a nona que fizesse uma oração em sua intenção? Quem nunca sentiu o coração transbordar de alegria ao ouvir a risada sincera e melódica dela? Quem nunca sentiu o coração se partir ao ver a dor dela? Quem nunca se sentiu a pessoa mais feliz do mundo a cada vitória dela?
E o nono, minha gente... Quem nunca se emocionou ao ouvir aquela linda voz entoar cânticos já esquecidos por muitos, mas que na voz impecável dele se tornam inéditos e abençoados? Quem nunca sentiu a força de Deus na oração banhada a fé e esperança que ele faz todos os dias, sem falhar? Quem nunca se impressionou com suas histórias repletas de ensinamentos e que são exemplos de força, união e fé?
Eles são exemplo de praticamente tudo.
São exemplo de fé, de muita fé. Não há nada no mundo que abale a fé deles. Não há dor, não há perda, não há tristeza que faça diminuir a fé deles. Fé, fé e fé. Foi com ela que eles venceram todos os obstáculos da vida. É com ela que eles vivem até hoje.
São exemplo de casal. Eu, particularmente, não vejo imagem que se compare a de eles dois sentados, um ao lado do outro, sempre de mãos dadas. Não conheço nenhum outro casal que, após 68 anos, ainda pratique o amor de uma forma tão pura como a deles. Não consigo imaginar palavras mais sinceras do que as que cada um deles dedica ao outro. E vocês, meus caros leitores, não podem abrir mão de acreditar que, daqui alguns anos, vocês estejam da mesma forma que eles. Acreditar no amor e respeitar o outro, talvez esse seja o segredo. Ou talvez não exista uma fórmula, o amor talvez simplesmente aconteça. O fato, meus queridos, é que com eles aconteceu e acontece até hoje. E a cada dia se torna mais forte e sincero. Eu admiro isso e quero ser pelo menos um pouco do que eles são hoje. E eu sei que você também quer...
São exemplo de família. Pai, mãe, tio, tia, irmão, irmã, avô, avó... Basta olhar para o seu lado agora e ver os frutos deles espalhados por todos os cantos. Não deve ter sido nada fácil criar tantos filhos e dedicar o mesmo amor a cada um deles. É, no mínimo, obrigação de cada filho agradecer a Deus todos os dias por terem pais tão bons quanto eles. É obrigação também dos netos demonstrarem incansavelmente a gratidão por eles terem sido mais que avós, por terem sido como segundos pais. Agradecer por todos os conselhos, pelos abraços carinhosos, pelas orações, pela dedicação e, principalmente, pela força que eles sempre tiveram diante das mais difíceis situações.
Mais uma vez olhe para o seu lado. O que você vê, então? Uma grande família reunida por um único propósito: comemorar e celebrar a vitória da vida. Isso mesmo: A VITÓRIA DA VIDA. Porque eles venceram tudo para estarem aqui hoje. Venceram as dificuldades, venceram o medo, venceram a ausência de pessoas queridas, venceram a saudade, venceram doenças, venceram e continuam vencendo. Eles são a representação viva do que é ser vitorioso e, acima de tudo, do que é ser vitorioso sem perder a humildade.
Humildade. Se existe uma palavra no dicionário que possa descrevê-los nesse momento é essa: HUMILDADE. Devemos concordar que não é nada fácil permanecer humilde diante das tentações da vida, mas eles conseguiram.
Acredito que não poderei escrever exatamente tudo que penso a respeito deles. Acredito que você também não conseguiria. Portanto, paro agora e deixo apenas algumas palavras de William Shakespeare sobre o tempo e o amor que, afinal, é o que estamos comemorando hoje:
O tempo é muito lento para os que esperam,
Muito 
rápido para os que têm medo,
Muito longo para os que lamentam,
Muito curto para os que festejam,
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.”
Um grande abraço! Com todo o carinho do mundo..."

Nenhum comentário: